Navigation – Plan du site
Imagens comentadas

Religiões no Brasil em 2010

Les religions au Brésil em 2010
Brazil's religions in 2010
René Somain

Texte intégral

Fervor religioso em São PauloAfficher l’image
Crédits : Hervé Théry
  • 1  Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião, http://w (...)
  • 2  Estes mapas foram esboçados nos softwares Philcarto, escrito por Philippe Waniez, e Cartes et Donn (...)

1O IBGE publicou no dia 29 de junho 2012 os dados do Censo demográfico 2010 sobre religiões (dados da amostra). A sua Comunicação Social comentando os resultados1, mostrou, entre outros aspectos a nítida evolução que ocorreu desde o último censo, em 2000, a principal sendo o declínio da Igreja Católica e o crescimento das religiões evangélicas e do número de pessoas que se declaram sem religião. Alguns mapas fora apresentados mas os dados são tão ricos que a sua dimensão territorial – a distribuição das religiões no país – pode ser aprofundada. Os mapas2 abaixo foram elaborados a partir dos dados da tabela 1489 - População residente, por cor ou raça, segundo o sexo a religião (Resultados Gerais da Amostra), na escala das microrregiões.

Tabela 1 – As religiões do Brasil em 2010

Tabela 1 – As religiões do Brasil em 2010

IBGE, Censo demográfico 2010

As religiões principais

2As religiões principais em 2010 eram, como o mostra a tabela acima, a Católica (Apostólica Romana) e as diversas Evangélicas mas logo após vem o grupo que se declara "sem religião". Os três primeiros mapas as localizam, usando a mesma escala  para torná-las comparáveis.

3O catolicismo continua dominante no Nordeste e nas regiões de agricultura do Sul mas na grandes cidades ele não representa mais do que os dois terços da população e no caso do Rio de Janeiro, a metade.

4O público das religiões evangélicas é principalmente urbano, com presença mais forte no Rio de Janeiro do que em São Paulo.

5Os "sem religião" também são urbanos e mais numerosos no Rio de Janeiro do que em São Paulo

Geografias diferenciadas

6As outras religiões não têm o mesmo peso em números absolutos, mas algumas apresentam configurações espaciais diferenciadas, reveladas pelos mapas abaixo, que não são comparáveis com os três primeiros, nem entre si, por terem escalas diferentes, adaptadas ao número de praticantes de cada religião.

7O judaísmo é outra religião de base urbana, desta vez é São Paulo que se destaca, com mais de 44 000 pessoas, quase o dobro do Rio de Janeiro.

8O islamitas se concentram principalmente em São Paulo e em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira.

9Candomblé

10Os praticantes do Candomblé se concentram – como era de se esperar – na Bahia, e mais ainda no Rio de Janeiro

11A Umbanda está presente, junto com o Candomblé, no Rio de Janeiro, mas o seu foco principal é o Rio Grande do Sul, na capital e na parte meridional do Estado.

12A repartição dos espíritas, fora uma concentração no Rio Grande do Sul similar à da Umbanda, se alinha ao longo de um eixo Rio de Janeiro – São Paulo – Brasília.

13Tradições esotéricas

14Brasília é claramente – em proporção pelo menos – a capital brasileira do esoterismo.

Tradições indígenas

Tradições indígenas

15Os praticantes da tradições indígenas tem obviamente uma repartição que segue a dos próprios indígenas, concentrados principalmente na Amazônia.

Tipologias

16Duas técnicas de estatística permitem construir tipologias – e mapas – que indicam qual religião marca mais uma determinada microrregião e a diferencia das outras, sem ser forçosamente dominante já que em todas elas os praticantes do catolicismo continuam sendo os mais numerosos.

17CAH

18A Classificação Ascendente Hierárquica constrói grupos de microrregiões de perfil similar, cuja composição é explicitada pelo gráfico abaixo do mapa, onde cada grupo aparece como acima da média (barra para a direita) ou abaixo (barra para a esquerda) para cada religião. O mapa confirma a boa resistência do catolicismo no Nordeste interiorano e no Sul (fora a Campanha gaúcha, marcado pela Umbanda). No resto do país aparece a força dos evangélicos, fora as pouca regiões onde dominam o Islam (uma), Umbanda e Candomblé (13 regiões), as tradições indígenas (6 regiões) e os Sem Religião, junto com os evangélicos (3 regiões).

19Fatorial

20A analise fatorial agrupa as religiões de acordo com as semelhanças ou diferenças da sua distribuição estatística e geográfica, ao longo de eixos que traduzem de maneira decrescente estas variações. O primeiro eixo, que se lê da esquerda para a direita no gráfico central da figura acima, representa perto de 40 % da variabilidade e opõe a religião católica a todas as outras: no mapa do topo da figura, construído a partir da posição das microrregiões neste eixo, aparecem de novo os baluartes do catolicismo no Nordeste e no Sul. O eixo dois, que se lê de cima para baixo e representa 16,65 % da variabilidade, matiza a distribuição das "outras" religiões, agrupando de um lado Umbanda/Candomblé, Islamismo e Judaísmo (grupo do topo do gráfico e cores quentes no mapa de baixo), do outro Evangélicos, Sem religião e Tradições indígenas (parte baixa do gráfico e cores frias no mapa). Ambos grupos têm as suas bases principais nas grandes cidades, porém o primeiro e mais presente no Sul e Centro-Oeste, o segundo no Norte e Nordeste.

Evolução 2000-2010

21Qual é o rebatimento territorial da tendência geral ao crescimento das religiões evangélicas e ao refluxo do catolicismo? Os mapas seguinte analisam este aspecto, descontando a evolução demográfica e fazendo a media de cada microrregião com as suas vizinhas, para reforçar as coerências regionais ao eliminar fenômenos puramente locais.

Variação 2000-2010 da religião católica

Variação 2000-2010 da religião católica

22O refluxo do catolicismo é geral (negativo em todas as regiões) mas é mais acentuado nas grandes cidades e nas frentes pioneiras da Amazônia, ao longo do "arco do desmatamento" e além. Parece ter uma certa coincidência entre espírito pioneiro e religião evangélica. Que deverá ser pesquisada.

Variação 2000-2010 das religiões evangélicas

Variação 2000-2010 das religiões evangélicas

23Os progressos das religiões evangélicas são – simetricamente com o refluxo do catolicismo – visíveis em todas as regiões do país, mas especialmente no Acre, no sul de Minas Gerais e principalmente no Nordeste.

Haut de page

Notes

1  Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião, http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2170&id_pagina=1&titulo=Censo-2010:-numero-de-catolicos-cai-e-aumenta-o-de-evangelicos,-espiritas-e-sem-religiao

2  Estes mapas foram esboçados nos softwares Philcarto, escrito por Philippe Waniez, e Cartes et Données, do grupo Articque, disponíveis gratuitamente e respectivamente nos sites http://philcarto.free.fr/ e http://www.geocampus.com/fr/solutions-international/solutions-international-cartes-et-donnees-pro.html

Haut de page

Table des illustrations

Titre Tabela 1 – As religiões do Brasil em 2010
Crédits IBGE, Censo demográfico 2010
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-1.png
Fichier image/png, 29k
Titre Católicos
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-2.png
Fichier image/png, 274k
Titre Évangélicos
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-3.png
Fichier image/png, 245k
Titre Sem religião
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-4.png
Fichier image/png, 87k
Titre Judaísmo
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-5.png
Fichier image/png, 201k
Titre Islamismo
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-6.png
Fichier image/png, 82k
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-7.png
Fichier image/png, 82k
Titre Umbanda
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-8.png
Fichier image/png, 83k
Titre Espíritas
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-9.png
Fichier image/png, 90k
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-10.png
Fichier image/png, 92k
Titre Tradições indígenas
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-11.png
Fichier image/png, 221k
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-12.png
Fichier image/png, 221k
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-13.png
Fichier image/png, 274k
Titre Variação 2000-2010 da religião católica
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-14.png
Fichier image/png, 127k
Titre Variação 2000-2010 das religiões evangélicas
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/7785/img-15.png
Fichier image/png, 126k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

René Somain, « Religiões no Brasil em 2010 », Confins [En ligne], 15 | 2012, mis en ligne le 23 juin 2012, consulté le 21 octobre 2014. URL : http://confins.revues.org/7785 ; DOI : 10.4000/confins.7785

Haut de page

Auteur

René Somain

Géographe, rene.somain@yahoo.com.br

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

© Confins

Haut de page
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Revues.org