Navigation – Plan du site

AccueilNuméros21Imagens comentadasPreconceitos regionais

Imagens comentadas

Preconceitos regionais

René Somain

Texte intégral

  • 1 "O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os (...)

1De acordo com René Descartes, “a coisa mais bem distribuída do mundo” seria o bom senso. Poderíamos duvidar da veracidade desta afirmação, se a frase não continuasse explicando que é o que cada um pensa por ter uma alta ideia de si mesmo1, ou seja por puro preconceito.

  • 2 Esta afirmação mereceria ser confirmada por uma pesquisa detalhada, que é um dos projetos do autor (...)

2Portanto, para continuar o raciocínio cartesiano, a coisa mais bem distribuída do mundo é o preconceito, sendo uma das suas modalidades mais frequente o preconceito regional, que existe em todos os países do Mundo2.

3No Brasil, país de tamanho continental e de grande diversidade natural e humana, estes preconceitos se expressam frequentemente na forma de anedotas contadas sobre os Estados vizinhos, num folclore que anima rodadas de cerveja – ou de chimarrão – do Oiapoque ao Chuí.

4A figura abaixo junta quatro exemplos de mapas – achados na internet e tratados graficamente para homogeneizá-las – que conferem aos Estados as características que são atribuídas aos seus residentes nessas piadas.

Quatro exemplos de preconceitos regionais no Brasil

Quatro exemplos de preconceitos regionais no Brasil

5Sem endossar estes preconceitos - e até mesmo os desaprovando severamente - podemos tomar estes mapas como uma indicação de como diferentes partes do país se consideram mutuamente. Como faltam 23 Estados para ter uma visão completa dos preconceitos recíprocos, esperamos que leitores da Confins completem a nossa coleção (mandar para rene.somain@yahoo.com.br)

Haut de page

Notes

1 "O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm", Discours de la méthode, 1637

2 Esta afirmação mereceria ser confirmada por uma pesquisa detalhada, que é um dos projetos do autor para o período da sua aposentadoria.

Haut de page

Table des illustrations

Titre Quatro exemplos de preconceitos regionais no Brasil
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/9708/img-1.png
Fichier image/png, 254k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

René Somain, « Preconceitos regionais »Confins [En ligne], 21 | 2014, mis en ligne le 16 août 2014, consulté le 18 avril 2024. URL : http://journals.openedition.org/confins/9708 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.9708

Haut de page

Auteur

René Somain

Geógrafo, rene.somain@yahoo.com.br

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-SA-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-SA 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search