Navigation – Plan du site
Imagens comentadas

Estados brasileiros e países do mundo

René Somain

Texte intégral

1O Brasil é um país-continente marcado por profundas desigualdades. Mas não é fácil de fazê-lo entender a quem não percorreu a sua imensidão, gastando horas de voo ou dias e noites de ônibus, e só pela observação das condições de vida dos seus habitantes percebe-se a amplitude das disparidades entre as regiões onde se vive mais ou menos como na Europa e outras muito mais pobres.

2Na falta de poder oferecer uma viagem aos nossos leitores, buscamos maneiras de fazer perceber, via dados e mapas, o tamanho e a diversidade do país. Os dados da tabela 1 estabelecem paralelos um país estrangeiro e cada um dos 26 Estados da União e Distrito Federal (Brasília) quanto a três variáveis, a sua área (em milhares de quilômetros quadrados), a sua população (em milhões de habitantes) e o seu Índice de Desenvolvimento Humano, ou IDH, calculado globalmente e recalculado para os Estados brasileiros pelo PNUD.

3A tabela se lê linha por linha, como segue: Rondônia tem uma área comparável à do país X, uma população comparável à do país e Y IDH comparável à do país Z. A simples aproximação das três comparações, com países muito diferentes entre si, já aponta para a dissimilaridade das situações entre alguns Estados enormes e pouco povoados – especialmente na Amazônia – outros povoados mas pobres – no Nordeste – e ainda outros que têm atingido, com níveis relativamente altos populacionais, níveis de vida próximos daqueles de alguns países europeus

Tabela Países estrangeiros e Estados brasileiros, três variáveis

Tabela  Países estrangeiros e Estados brasileiros, três variáveis

4Para facilitar a comparação visual destes dados globais, foram usados mapas que combinam Estados brasileiros e os países do mundo. A figura 1 mostra que os Estados do Sudeste e Sul do Brasil têm um peso demográfico comparável ao de muitos países, a começar pelos seus vizinhos sul-americanos, o Estado de São Paulo sendo praticamente em pé de igualdade com a Argentina. No entanto a população dos Estados da Amazônia é pequena para ocupar seus vastos territórios.

Figura População dos países e Estados

Figura  População dos países e Estados

5A figura 2, que combina área e população através do cálculo da densidade, destaca os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que tem nível europeu (e maior do que o da França), enquanto os Estados da Amazônia têm densidades próximas das do Sahel e do Saara, do Canadá ou da Austrália.

Figura Densidade populacional dos países e Estados

Figura  Densidade populacional dos países e Estados

6Na figura 3, o mapa do IDH, o Brasil também mostra partes – no Sul-Sudeste e no Centro-Oeste – com pontuações comparáveis às da Europa Oriental, enquanto o Norte e Nordeste se equiparam com o Norte e o Sul da África, ou com o Sudeste Asiático.

Figura IDH dos países e Estados

Figura  IDH dos países e Estados

7Para avaliar melhor as áreas dos estados brasileiros, usou-se o artifício de sobrepor o seu contorno aos limites de países de tamanho comparável.

Figura Estados e países de área equivalente

Figura  Estados e países de área equivalente

8Nem todos os ajustes são perfeitos – os países podem ter a mesma área de um estado brasileiro sem ter a mesma forma – mas, por vezes, até mesmo a forma está próxima e a comparação é ainda mais surpreendente, como nos casos Nigéria / Mato Grosso, Angola / Pará, Mato Grosso do Sul / Alemanha, Botswana / Minas Gerais e Romênia / São Paulo (no último caso, inclinando ligeiramente Romênia).

9Finalmente, para juntar os três dados e tentar um tratamento visual similar à tabela 1, foram desenhados, em um mapa do Brasil, o país equivalente em tamanho a cada estado (com nome em preto), foi representado como um gráfico de barras a população do seu equivalente demográfico (com nome em vermelho) e foi indicado (em verde) o seu equivalente em IDH. O mapa confirma o que aparecia na última linha da tabela, a área total do Brasil é muito próxima do total desses 28 países – alguns dos quais não são pequenos - e fora no extremo oeste esse tipo de Frankenstein cartográfico reconstitui razoavelmente o mosaico brasileiro, apesar de algumas lacunas e sobreposições.

Figura Países e estados brasileiros, as equivalências

Figura  Países e estados brasileiros, as equivalências

10Pode-se, então, viajar pelo país, lendo os três nomes de países associados a cada estado, para medir a diversidade de situações. Para limitarmos a dois exemplos, podemos constatar que São Paulo tem o tamanho e o IDH da Romênia com a população da Argentina, enquanto Brasília tem o tamanho do Sultanato de Brunei, a população da Jamaica e o IDH do Chile, o que não deixará de dar alimento às piadas que os brasileiros fazem sobre a sua capital.

Haut de page

Table des illustrations

Titre Tabela Países estrangeiros e Estados brasileiros, três variáveis
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/9907/img-1.png
Fichier image/png, 61k
Titre Figura População dos países e Estados
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/9907/img-2.png
Fichier image/png, 188k
Titre Figura Densidade populacional dos países e Estados
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/9907/img-3.png
Fichier image/png, 201k
Titre Figura IDH dos países e Estados
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/9907/img-4.png
Fichier image/png, 201k
Titre Figura Estados e países de área equivalente
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/9907/img-5.png
Fichier image/png, 244k
Titre Figura Países e estados brasileiros, as equivalências
URL http://confins.revues.org/docannexe/image/9907/img-6.png
Fichier image/png, 223k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

René Somain, « Estados brasileiros e países do mundo », Confins [En ligne], 22 | 2014, mis en ligne le 06 décembre 2014, consulté le 29 avril 2017. URL : http://confins.revues.org/9907 ; DOI : 10.4000/confins.9907

Haut de page

Auteur

René Somain

Geógrafo, rene.somain@yahoo.com.br

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

Licence Creative Commons
Confins – Revue franco-brésilienne de géographie est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

Haut de page
  • Logo Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo Index Latindex
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • Revues.org